segunda-feira, 2 de junho de 2008

Projecto: Circo de Papel




Aos vinte e oito dias do mês de Maio de dois mil e oito, reuniram-se no ginásio da Escola Básica do primeiro Ciclo de Abelheira, pelas catorze horas, os alunos dos quartos anos das turmas A e B, com os respectivos professores e estagiárias, assim como outros convidados, a saber: encarregados de educação, o representante da Associação de Pais, o representante do pelouro do Ambiente da Câmara Municipal, a senhora Vereadora da Cultura da Câmara Municipal, os professores da Escola Superior de Educação, três professoras angolanas, coordenadora interconcelhia das Bibliotecas Escolares, coordenadora da biblioteca escolar e o conselho Executivo do Agrupamento de Escolas de Abelheira, assim como os alunos com os respectivos professores e estagiárias, com a seguinte ordem de trabalhos:
Ponto um – Apresentação do projecto “O Circo de Papel”
Ponto dois – dramatização da obra “ O Circo de Papel”
Ponto três – sessão plenária (debate)
Ponto quatro - canção alusiva à obra
Ponto cinco – apresentação da actividade: Maletas temáticas
A sessão teve início com apresentação do projecto por uma das alunas.
Relativamente ao segundo ponto, os alunos do quarto B, apresentaram uma peça de teatro relacionada com a obra “ O Circo de Papel”, ensaiado pelas respectivas estagiárias. Foi um espectáculo bem apresentado, demonstrando bastante empenho pelos implicados. O cenário e a caracterização estavam apropriados ao tema.
No que respeita ao ponto dois, os alunos do quarto A apresentaram uma sessão plenária, na sequência do teatro, onde o tema a tratar foi “ As vantagens e desvantagens da construção duma fábrica de papel reciclado, na floresta do Circo de Papel ”. Este debate foi previamente preparado com alunos, estagiárias, professora da turma e a professora Carminda (coordenadora da biblioteca da escola). Esta sessão decorreu como o previsto. Durante o debate houve intervenções feitas pela, representante da Associação de pais bem como da Engenheira, representante da Câmara Municipal do pelouro do Ambiente, que foram bem oportunas para a dinâmica do debate. Para concluir, a mesma referiu que face ao exposto a fábrica poder-se-ia construir, porque tinha havido o cuidado de salvaguardar o Ambiente e esta seria útil para a população. Antes de terminar a sessão a coordenadora da biblioteca, tomou a palavra para fazer a apresentação de uma “Maleta” que é constituída por livros e por um livro branco a funcionar como memória do projecto, para ser utilizado pelos encarregados de educação dos respectivos alunos. Esta “Maleta” será levada ao domicílio (de casa em casa).
Finalmente, para terminar o espectáculo, as duas turmas juntaram-se para entoarem uma canção relativa ao tema do ambiente, referenciada no ponto três da ordem de trabalhos.
Nada mais havendo a tratar deu-se por encerrado o espectáculo do qual se lavrou esta acta que depois de lida e aprovada será assinada por mim que a secretariei.

Sem comentários: