quinta-feira, 26 de junho de 2008

Regulamento da Biblioteca Escolar EB1 Abelheira


BEM-VINDO À BIBLIOTECA!


Como poderás verificar a nossa Biblioteca está dividida em várias ZONAS. Cada uma delas tem funções diferentes e, por isso, REGRAS diferentes, que deves conhecer bem para que todos possamos aproveitar ao máximo aquilo que nos é oferecido!
Para que assim aconteça, neste espaço, não poderás comer, correr ou fazer barulho. Desliga o som do telemóvel.
Deves também pendurar nos cabides os guarda-chuvas e as pastas utilizando só o material necessário.

Zonas funcionais da BE

Consulta de material impresso (papel)
1 - Este espaço é dedicado ao trabalho de pesquisa e por isso os restantes utilizadores deverão ser particularmente respeitados, com o teu bom comportamento.
2 - Podes retirar das estantes todos os livros que necessitares, deixando no mesmo lugar o SEPARADOR. No coloca o livro na estante e deixa o separador no BALCÃO DE ACOLHIMENTO.
3 -Se estás a fazer um trabalho de pesquisa pede ao teu professor o Guião de Pesquisa usado na escola. Segue as suas instruções.
Nunca te esqueças que um trabalho perde toda a validade se não referires os documentos que consultaste.
4. Preenche sempre a FICHA DE UTILIZAÇÃO DA BE.

Clube de Leitura


1- Poderão participar no CLUBE DE LEITURA os alunos de todas as escolas do AGRUPAMENTO, os professores e funcionários, os elementos da Associação de Pais, outros Encarregados de Educação e todos os habitantes da localidade desde que devidamente identificados.


2 – Os leitores, no Clube de Leitura têm direito a:
· requisitar livros para leitura domiciliária, desde que esses livros não estejam assinalados com um autocolante vermelho, por um período de 8 dias e, desde que não haja leitores em espera, renovar a sua requisição por novos período de 8 dias;
· colaborar no BLOG DA BIBLIOTECA (http://biblioteca.blogspot.com) com a sua opinião sobre os livros lidos.
· apresentar sugestões para melhorar o funcionamento da biblioteca e do clube;

3 – Os leitores do Clube de Leitura devem:
· estimar os livros que lhe forem emprestados, entregando-os em bom estado de conservação;
· responsabilizar-se pelos livros que estragarem;
· devolver os livros dentro do prazo devido.

Visionamento de Filmes
1. Deves escolher pela caixa o filme que desejas ver e em seguida dirigir-te à funcionária ou a um professor responsável e pedir-lhes que coloquem o filme no leitor de vídeo/DVD.
2. Não deves mexer na sintonização da televisão ou do leitor de vídeo/DVD.
3. Preenche sempre a FICHA DE UTILIZAÇÃO DA BE.
4. Deves respeitar sempre a regra do BEM-ESTAR DOS OUTROS UTILIZADORES.
5. Não é permitido iniciar o visionamento de filmes durante os intervalos.
6. Deves assegurar-te de que tens pelo menos uma hora disponível antes de requisitar um filme.

Utilização de computadores
1 - Estes computadores destinam-se em primeiro lugar à realização de trabalhos. Se estiveres a jogar e se não houver outros computadores disponíveis deves imediatamente dar o lugar a quem precise de trabalhar.
2 - Só podes utilizar jogos didácticos. Nunca introduzas no computador CDs ou jogos trazidos de casa.
3 - Se estás a jogar e se há outros alunos que também o querem fazer tens de lhes dar o lugar ao fim de meia hora.
4 - Preenche sempre a FICHA DE UTILIZAÇÃO DA BE.
5 -Se estás a estudar e para isso precisas de pesquisar na Net consulta a lista de SITES DE ESTUDO, no expositor. Quem sabe se ela não te pode ajudar!
Zona de trabalho em grupo


Zona de Produção gráfica
1 - Nesta zona podes trocar impressões com os teus colegas mas tenta fazê-lo sempre em voz muito baixa.
2 - Se necessitares de usar tesouras, cola, etc. não te esqueças sempre de verificar se no fim fica tudo arrumado e limpo.
3 - Sempre que te distraíres e fores chamado à atenção por estares a falar alto não te esqueças: É por haver silêncio para estudar, ler, ouvir música, ver filmes ou pesquisar na Internet, que todos gostamos mais de estar na biblioteca.

Zona de Leitura áudio
1- Todos os CDs áudio existentes na Biblioteca estão expostos no armário da secção áudio. Dirige-te à funcionária e pede-lhe que te ajude a escolher, pela caixa, o disco que desejas ouvir. Pede-lhe que coloque no disco no leitor de áudio.
2 - Não te esqueças que o uso de auscultadores num volume elevado é a segunda principal causa de surdez. Se achares que podes experimentar a ouvir a música um pouco mais baixo não deixes de o fazer.
3 - Nunca te esqueças que estás a usar auscultadores. Quando falas tens tendência a fazê-lo muito mais alto do que julgas.
4 - Quando o ritmo da música é mais acelerado, às vezes domina o teu corpo e sem dares por isso tens tendência a entusiasmar-te e... quase dançar! Não te esqueças das pessoas que estão por perto. Os teus movimentos podem perturbar a sua concentração. 5 - Só podes, em princípio, ouvir os discos existentes na biblioteca. Para ouvir qualquer disco que tragas de fora necessitas de autorização da pessoa responsável pela Biblioteca nesse momento.


Não esqueças! Envia o teu comentário a este regulamento. Só com a tua colaboração te poderemos melhor servir.


A coordenadora BE

Sem comentários: